PT
EN
PORTAS VILASECA NA SP-ARTE ROTAS 2025
PORTAS VILASECA NA SP-ARTE ROTAS 2025
05.08.2025

A Portas Vilaseca tem o prazer de apresentar na Sp-Arte Rotas 2025 três artistas de seu programa: Nádia Taquary (Bahia, 1967), Kika Carvalho (Espírito Santo, 1992) e Silvana Mendes (Maranhão, 1991). Através de linguagens visuais que combinam pintura, escultura e colagem, suas obras transitam por cores, composições e formas que evocam o poder da memória e a força da matéria.

Ancorado na prática monumental de Nádia Taquary, nosso stand (A06) destaca a prática da artista na ressignificação da joalheria afro-brasileira como arquivo de resistência e poder feminino. Suas esculturas e aquarelas deixam escoar a história silenciada das mulheres negras enquanto protagonistas de sua própria liberdade, transformando adornos em monumentos de superação e identidade. Ao mesmo tempo, a ficção atravessa e enriquece sua poética, entrelaçando narrativas ancestrais que dão origem a novos simbolismos e alegorias.

Em diálogo com Taquary, a trajetória artística de Silvana Mendes aprofunda-se nas complexas dimensões da identidade e do revisionismo histórico. Por meio de suas colagens, a artista investiga nuances da história brasileira, revelando narrativas esquecidas e desafiando as representações hegemônicas da negritude cristalizadas pelos arquivos.

Já Kika Carvalho utiliza uma paleta singular para resgatar memórias pessoais e coletivas da negritude, atrelando a essas narrativas a preciosidade da cor — principalmente a azul, que em culturas materiais passadas, como a egípcia, era tida como uma das mais valiosas. Suas pinturas investigam qualidades pictóricas como forma de inaugurar novos estados de percepção e rememoração, criando atmosferas meditativas e sensíveis que dialogam com o corpo e com o tempo.
Ao convidar o público a se relacionar com essas histórias reconstruídas e com as possibilidades da linguagem visual e da materialidade, o trio apresentado pela Portas Vilaseca na Sp-Arte Rotas 2025 promove uma rearticulação sensível das culturas afro-brasileiras por meio de obras em que o gesto artístico se configura como espaço de ressignificação e deslocamento simbólico.

Esperamos a sua visita de 27 a 31 de agosto no espaço Arca em São Paulo.

Em breve mais informações!

Solicite o preview por aqui.

 

Imagem em destaque: Detalhe da obra de Silvana Mendes, “Sem título”(2025), colagem manual e acrílica sobre Papel Hahnemühle 425g, 36 x 48 cm.

Saiba mais
Silvana Mendes
Artista
Silvana Mendes
Nádia Taquary
Artista
Nádia Taquary
Kika Carvalho
Artista
Kika Carvalho