
No próximo sábado, dia 16 de agosto, das 14h às 17h, a Portas Vilaseca promove um encontro público em parceria com o programa de residências internacional Fluid Boundaries: a interação entre água, arte, ciência e sistemas de conhecimento indígena no Brasil, África do Sul e Suíça.
A programação inclui a mesa-redonda “Arte, Ciência e Saberes para Possíveis Futuros”, com a participação de Carla Maldonado, artista brasileira selecionada para a residência, Paulo Basta (Fiocruz), Gabriela Devaud (co-curadora), e as convidadas Beka Munduruku e Sandra Benites.
O encontro propõe um diálogo transdisciplinar em que a água é compreendida como ser vivo, símbolo ancestral, recurso ameaçado e matéria poética. A artista Carla Maldonado apresenta os desdobramentos de sua pesquisa, compartilhando trechos audiovisuais de obras em desenvolvimento. Munduruku e Benites compartilham saberes e práticas que partem da ancestralidade e de suas realidades territoriais, ampliando perspectivas sobre sustentabilidade, coexistência e transformação. O evento termina com um bate-papo aberto com o público.
Esperamos vocês!
—
Serviço
“Entre Águas e Mundos: Arte, Ciência e Saberes em Movimento”
Conversa pública em torno do processo criativo e transdisciplinar da Residência Fluid Boundaries
Quando: Sábado, 16 de agosto, 14h–17h
Local: Portas Vilaseca | Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita
—
Fluid Boundaries é um projeto colaborativo entre o VIAD da Universidade de Joanesburgo (África do Sul), AiRSA (África do Sul), Portas Vilaseca (Brasil), o programa artists-in-labs da Universidade de Artes de Zurique (Suíça), MASI Lugano (Suíça) e a Fundação IBSA (Suíça). Instituições parceiras Ciência: Universidade do Cabo Ocidental (África do Sul), Universidade de Joanesburgo (África do Sul), Fundação Oswaldo Cruz (Brasil), Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Suíça).
Fluid Boundaries é apoiado pelo Conselho Suíço de Artes Pro Helvetia.
Mais informações: www.fluidboundaries.org


