ALPENDRE – MANO PENALVA


05.05 – 18.06.2022

Alpendreé a 2ª exposição individual de Mano Penalva como artista representado na Portas Vilaseca Galeria.

A mostra reúne um conjunto de trabalhos inéditos, entre objetos e instalações, que remontam à pesquisa e prática do artista quanto ao uso de elementos do cotidiano em novos contextos. Penalva propõe novos agrupamentos estéticos a partir das suas experiências de coleta de histórias e da observação do campo que transita entre a Casa e a Rua.

O texto crítico, assinado em tom de prosa ensaística pelo curador e escritor Tiago de Abreu Pinto, transita pela história, arquitetura e cinema como um diálogo intimista que propõe reflexões sobre os rituais associados à casa, promovendo o encontro do físico com o simbólico e o sagrado.

Alpendre é um lugar de passagem que estabelece uma graduação marcada entre o espaço interior e exterior de uma residência, funcionando como um ponto transitório de reflexão e mirada. Segundo Abreu Pinto, também pode ser entendido como uma zona climatológica, onde passamos da sombra privada à claridade social, ou vice-versa. A proposta da exposição convida o espectador a vivenciar a “estrutura-alpendre” nos níveis arquitetônico e corporal.

Clique AQUI e baixe o catálogo bilíngue em PDF, com informações sobre todas as obras, vistas da exposição, texto crítico e minibios.

“Alpendre” – Mano Penalva
Texto crítico: Tiago de Abreu Pinto
Período da exposição: 05.05 a 18.06.2022
Abertura: 05.05, quinta-feira, 19h00
Visitação: de terça a sexta-feira (11h00 – 19h00); aos sábados (11h00 – 17h00)
Local: Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2 – Botafogo / Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita

***

GALERIA DE FOTOS
por Pedro Victor Brandão

 

 

 

Share

©Portas Vilaseca Galeria.