ARTE+CARE #4 – CLAUDIA HERSZ APRESENTA SUA NOVA SÉRIE: “CARTOGRAFIAS COVIDIANAS”

Encerrando o ciclo #4 do programa ARTE+CARE, apresentamos nesta semana uma série inédita da artista Claudia Hersz. Partindo da experiência (agora comum) de higienizar suas compras, a artista percebeu a interação dos borrifos de álcool 70% sobre notas fiscais, e, conduzida por esta materialidade histórica, criou a série Cartografias Covidianas – em que Américas, Brasis e planisférios se abraçam, se aninham e se relacionam de forma orgânica, como pessoas. O rápido apagamento do material orientou uma busca por outros suportes para a sobrevivência dessas imagens. Interferindo com tinta de retoque fotográfico sobre cada impressão cromogênica, são reforçados e/ou gerados novos sentidos, calcados na singularidade de cada nova imagem; cada qual, uma obra única. Hersz acrescenta, assim, novas camadas nesse palimpsesto, criando uma crônica visual em que ainda sobrevivem – do material original – desde a descrição da banalidade das compras cotidianas à frase “Emitida sob Contingenciamento”, praticamente uma definição da vida na  Era Covidiana.

Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quarta etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar o projeto “Lanchonete <> Lanchonete”, um trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas que se desenvolve no território ancestral conhecido como Pequena África, na região central da cidade do Rio de Janeiro. O projeto funciona como uma cooperativa / escola de saberes / cozinha comunitária e política. Desde 2016, vem promovendo e fortalecendo processos de aprendizado coletivo, de troca e de escuta entre os seus interlocutores e articuladores: crianças, jovens, adultos, artistas, trabalhadores, professores, pesquisadores, vizinhos, amigos e demais parceiros, todos juntos nos propósitos de bem-estar social e vivência de potencialidades. O projeto atende atualmente uma rede de 56 crianças que vivem nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

Acesse aqui nosso PDF exclusivo para visualizar a série completa de Cláudia Hersz e leia mais sobre o programa ARTE+CARE.

Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.

No próximo sábado, iniciamos o 5º e último ciclo do programa, com um novo grupo de artistas e uma nova iniciativa beneficiada. Fiquem ligados nos nossos canais online!

——

ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

©Portas Vilaseca Galeria.