
A artista visual Silvana Mendes é a grande vencedora da 14ª edição do Prix Photo Aliança Francesa, um dos mais prestigiados prêmios de fotografia contemporânea do Brasil. Com sua série “Afetocolagens”, a artista conquistou o primeiro lugar no concurso nacional, que reconhece propostas autorais, experimentais e engajadas com temas atuais.
A premiação garante a Silvana Mendes uma residência artística de dois meses na França, no Centro de Artes Visuais Diaphane – Pôle Photographique en Hauts-de-France, além de uma bolsa no valor de € 6.000, oferecida pela Initial Labo (FR/BR). Como parte do prêmio, seis obras da artista serão integradas à coleção “Un fonds photographique brésilien à la BnF” da Bibliothèque nationale de France (BnF) — um reconhecimento internacional de grande relevância para a carreira de Mendes.
O pacote inclui ainda um voo internacional com a Air France e um extenso programa de profissionalização e inserção no circuito francês de fotografia, em parceria com o Réseau Diagonal, conectando a artista aos principais agentes do setor na França.
Além de Silvana Mendes, foram também premiadas Ode da Silva, com a série “A rose and a prayer” (2º lugar), e Bárbara Lissa Alves de Campos, com “Estrangeiras dos trópicos” (3º lugar). As três fotógrafas se destacaram entre centenas de propostas inscritas de todo o país.
Realizado pela rede das Alianças Francesas no Brasil, com apoio institucional da Embaixada da França, o Prix Photo Aliança Francesa tem como missão valorizar o olhar de artistas emergentes sobre os desafios e narrativas do mundo contemporâneo. A edição de 2025 contou ainda com os apoios de Ateliê Oriente (BR), FotoRio (BR), Porto de Cultura (BR), UFRJ, UERJ, FIP e parceiros culturais da França e do Brasil.
Parabéns, Silvana!
