
A Fundação Athos Bulcão apresenta a exposição Tudo se transforma em alvorada, de Ismael Monticelli. A mostra marca um encontro inédito entre a produção contemporânea do artista e uma das séries menos conhecidas e mais experimentais de Athos Bulcão (1918–2008): as máscaras. Pela primeira vez, a Fundação abre espaço para que um artista desenvolva um diálogo direto com o acervo de Bulcão, reunindo cerca de 20 obras do modernista em articulação com novas criações de Monticelli (veja galeria abaixo).
Radicado em Brasília, Monticelli aprofunda, nesta exposição, sua investigação sobre a capital federal a partir de narrativas não oficiais que atravessam sua história. A mostra propõe uma leitura sensível e crítica da cidade, revelando camadas históricas, místicas, políticas e estéticas que escapam ao discurso monumental da arquitetura moderna. Nesse contexto, Brasília surge como um território permeável a fabulações, desvios e imaginários retrofuturistas.
O ponto de partida do projeto são as máscaras de Athos Bulcão, obras que revelam uma faceta experimental pouco conhecida do artista, distante de suas célebres azulejarias e painéis modulares. Produzidas a partir de materiais diversos, essas peças condensam referências à antropologia, à memória e à ideia de origem, articulando imagens que transitam entre o nascimento, a morte e a evolução humana. Segundo Athos, a série foi influenciada tanto pelo filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, quanto por coleções antropológicas vistas no Musée de l’Homme, em Paris, no início dos anos 1970.
A partir desse conjunto, Monticelli propõe uma leitura que reinsere as máscaras no imaginário gráfico, cinematográfico e psicodélico das décadas de 1960 e 1970. O artista aproxima as obras de Athos da célebre sequência Star Gate do filme de Kubrick e de ícones do design gráfico do período, como a chamada “cabeça pictograma”, em que fluxos mentais e estados de consciência são representados visualmente. Suas novas obras, que se desdobram em instalação, pintura, vídeo e neon, expandem esse universo, criando um campo simbólico em que interioridade, história e ficção se interpenetram.
Com texto crítico de Marília Panitz, Tudo se transforma em alvorada integra ainda uma programação ampliada, que inclui audiodescrição das obras e do texto curatorial, projeto educativo, oficina sobre a influência da arquitetura de Brasília na arte contemporânea e uma conversa pública com o artista. As atividades terão datas divulgadas ao longo do período expositivo.
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 04/2023 – FAC Brasília Multicultural I, do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e permanece em cartaz até 10 de janeiro de 2026, na Galeria AB da Fundação Athos Bulcão, em Brasília.
Serviço
Tudo se transforma em alvorada
Ismael Monticelli em diálogo com Athos Bulcão
Texto crítico: Marília Panitz
Período da exposição: 28 de novembro de 2025 a 10 de Janeiro de 2026
Local: Fundação Athos Bulcão – Galeria AB
Endereço: W3 Sul, CRS 510, Bloco B, Loja 51 – Asa Sul, Brasília, DF
Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 9h às 18h / Sábado: 9h às 13h












