TELA “PRINCIPAL PEÇA DO JOGO”, DO ARTISTA NO MARTINS, NA COLEÇÃO INSTITUCIONAL DO MASP

Muito felizes em compartilhar uma das mais recentes aquisições do MASP (Museu de Arte de São Paulo) para a sua coleção institucional – a pintura “Principal peça do jogo” (2018), do nosso artista representado No Martins.

Nesta tela em acrílica e folha de ouro 18k sobre linho, a mulher negra é invocada pelo artista como referência central e princípio de tudo.

Segundo a curadora Luciara Ribeiro*, em texto crítico publicado no Instagram do museu, “No Martins apresenta o retrato de uma mulher negra, de olhos radiantes, vestindo uma longa camisa amarela, que, juntamente com um chapéu em formato de ‘rainha’ (referência a peça do jogo de xadrez), destaca sua grandeza. Ao redor de sua cabeça, uma brilhante auréola ilumina a pintura e também sua face, cuja silhueta mescla-se com a de uma lua cheia. Seu longo cabelo cai trançado sobre seus ombros. Em um ângulo de baixo pra cima, ela é apresentada como a matriarca, aquela que se torna referência, que lidera, que gerencia e que ensina os princípios de uma sociedade, um núcleo familiar ou uma comunidade. A mulher negra é invocada por No Martins como centro e princípio da formação social. Trata-se de uma crítica à sociedade na qual vivemos, que está acostumada a reservar a essas mulheres os piores lugares. O artista propõe a virada desse jogo. A rainha, uma das peças de maior valor no xadrez, é decisiva e poderosa, ela pode encerrar uma partida e definir o seu final. A face segura dessa matriarca parece não temer o futuro e estar disposta a seguir tal caminho. O amarelo de sua camisa pode ser uma menção a Oxum, a divindade iorubá dos rios, das riquezas e da beleza feminina. Oxum é uma referência marcante também para as sociedades afro-diaspóricas, sua imagem é símbolo de força, sabedoria e de feminilidade da mulher negra. Sozinha, ela administra as águas doces e a vida de seus milhares de seres aquáticos. Oxum é uma matriarca, aquela que pode parar ou mover as águas, e assim são as mulheres negras nessa sociedade“.

 

NO MARTINS
Principal peça do jogo, 2018
Acrílica e folha de ouro 18k sobre linho

Doação: Otávio e Gustavo Cutait Abdalla, 2020

*  Curadora, crítica de arte e pesquisadora, Luciara Ribeiro é mestre em História da Arte pela Unifesp e pela Universidade de Salamanca, Espanha.

©Portas Vilaseca Galeria.