ARTE+CARE #3 – RAFAEL PAGATINI REVISITA A SUA OBRA “GRITO SURDO”, DE 2016

Dando sequência ao ciclo #3 do programa ARTE+CARE, o artista Rafael Pagatini resgata a sua obra Grito Surdo, instalação composta por 21 megafones remodelados em concreto e resina que já percorreu diferentes espaços expositivos desde a sua concepção em 2016. Nesta nova configuração, cada peça é destacada do todo para compor uma série de objetos autônomos.

Grito Surdo discute a construção e as dificuldades de comunicação a partir da referência ao objeto megafone e sua função de amplificar a voz. O megafone busca o coletivo através da emissão do som no espaço compartilhado, seja numa ação de grupo, comício ou manifestação. O som se estabelece como a estrutura de sentido que é modelada pela forma que amplia a comunicação. Em inglês, a palavra speaker refere-se tanto ao objeto megafone como ao orador que fala. Na obra, o processo de comunicação é quebrado pela materialidade da obra. Já não é possível comunicar pois, mais que silenciados, os megafones concretados são objetos disfuncionais que perderam sua função e encontram-se petrificados como lembranças de discursos que nunca chegaram a emitir. Nesse sentido, sua força está na relação entre materialidade, forma e valor simbólico que transmitem ao olhar.

Parte da venda dessas peças irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta terceira etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar a campanha “Maré diz NÃO ao Coronavírus”, uma iniciativa da ONG Redes da Maré voltada para a população das 16 comunidades da Maré, no Rio de Janeiro, e que busca enfrentar a crise humanitária provocada pela pandemia. O objetivo da campanha é alcançar doações de itens materiais e de recursos financeiros para a realização das seguintes frentes: segurança alimentar; atendimento à população em situação de rua; geração de renda para mulheres; cuidados e prevenção de saúde; produção e difusão de informações e conteúdos seguros; e apoio a artistas e grupos culturais locais.

Nas próximas semanas, completando o ciclo #3, participam com trabalhos inéditos Zé Carlos Garcia e Ismael Monticelli. Fiquem ligados nos nossos canais online!

Acesse aqui o PDF completo para conhecer a série de Rafael Pagatini e ler mais sobre o programa ARTE+CARE.

Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.

——

ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.

©Portas Vilaseca Galeria.