Portas Vilaseca Galeria

Portas Vilaseca Galeria foi fundada por Jaime Portas Vilaseca, em 2010 e funcionou até fevereiro do corrente ano no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, após o que, presentemente, amplia seu equipamento cultural para um edifício de três andares, no bairro de Botafogo, na mesma cidade. Hoje representamos 16 artistas da história recente da arte brasileira.

 Nossa galeria caracteriza-se por duas frentes de trabalho: (a) a aposta em jovens artistas; e (b) a experimentação. Nascidos em diferentes gerações e oriundos de diversos pontos geográficos no Brasil, os artistas representados desenvolvem pesquisas em diferentes linguagens – pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia, vídeo, instalação e performance. Mais do que meros produtores de objetos, eles são pesquisadores das artes visuais extremamente preocupados com o estatuto da imagem na contemporaneidade, assim como com a apresentação de sua produção. Devido a isto, quando observa-se as exposições realizadas, tanto na galeria, quanto em feiras de arte, fica claro que o ato expositivo é encarado como um ato experimental em que nenhuma proposição será igual à outra; e onde os visitantes terão uma experiência física e visual única.

Nossa galeria, portanto, tem como valores a divulgação e a institucionalização no Brasil e no exterior de seu elenco de artistas. É preciso que as obras sejam, antes de tudo, um exercício de liberdade individual – seja para o público que as frui, seja para os artistas que as criam, ou, enfim seja para a galeria que as abrigam e incentivam.

Portas Vilaseca Galeria é membro da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT.

©Portas Vilaseca Galeria.