LIN LIMA INAUGURA SUA INDIVIDUAL “OUROBOROS” NO PARQUE DAS RUÍNAS

Nosso artista representado Lin Lima inaugura no dia 12 de fevereiro a sua exposição individual “Ouroboros” no Centro Municipal Cultural Parque das Ruínas, em Santa Tereza, região central do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Christiane Laclau, a mostra reflete sobre ciclos de vida e morte, de expansão e diversificação, tendo como ponto de partida um micro-universo botânico que o artista ajudou a articular na vila onde reside em Niterói, RJ.

No espaço expositivo serão apresentadas duas pinturas, sendo um mural de 16 metros e uma tela em grande formato, além de dois objetos e uma instalação multimídia (veja galeria de fotos abaixo).

O título da exposição refere-se a um conceito simbolizado por uma serpente ou dragão que engole a própria cauda. O “ouroboros” costuma ser representado pelo círculo, o que parece indicar, além do eterno retorno, a espiral da evolução, a dança sagrada de morte e reconstrução. Para a curadora Christiane Laclau, a totalidade (in totum) contida nessa simbologia sintetiza o conceito do grupo de obras apresentadas por Lin Lima na sua mostra.

Nas pinturas “Ouroboros #2” e “Ouroboros #3”, há um aspecto fractal, com vida própria, em desenhos marcados pela repetição contínua do traço, sem começo nem fim. Na instalação “O Verde vencerá”, um pequeno jardim orgânico e uma videopoesia apontam para o ciclo da vida que rebrota dos resíduos e para a responsabilidade do espectador sobre as consequências de suas ações sobre o meio ambiente. No objeto “Meu plano gira feito um planeta redondo”, o artista  reforça a ideia de um universo em constante rotação.

E por fim, em “Círculo viciante”, Lima manipula 160 caixas de cigarro criando uma espécie de origami industrial. Segundo Laclau, “no avesso da forma, os personagens doentes, estampados para denunciar os malefícios do fumo, figuram encaixotados, em uma espécie de emulação da atualidade pandêmica enclausurada. A estrutura concebida com o alinhamento das caixas brancas, “habitadas” por seres aflitos, apresenta-se como uma mandala que espelha o tema da exposição – o OUROBOROS – e uma realidade em que o comportamento coletivo determina a salvação na roda da vida”.

Ouroboros” segue em cartaz até o dia 10 de abril e a visitação é de quinta a domingo, das 9h Às 16h. Entrada gratuita.

SERVIÇO

“OUROBOROS” – LIN LIMA
Curadoria: Christiane Laclau
Período: 12.02 – 10.04.2022
Abertura: sábado, 12.02, a partir das 14 hs
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Tereza – Rio de Janeiro, RJ
Horários de visitação: de quinta a domingo, das 9 às 16 hs
Apoio: ArtMotiv, Barin, Portas Vilaseca Galeria e Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

***

GALERIA DE FOTOS

 

Share

©Portas Vilaseca Galeria.