ZⓈONAMACO 2022


A ZⓈONAMACO celebra a sua 18ª edição no Centro Citibanamex de 9 a 13 de fevereiro de 2022 na Cidade do México, recebendo mais de 200 galerias e expositores de mais de 25 países, e reunindo suas quatro feiras simultaneamente: : ZⓈONAMACO MÉXICO ARTE CONTEMPORÁNEO, ZⓈONAMACO DISEÑO, ZⓈONAMACO SALÓN e ZⓈONAMACO FOTO.

A Portas Vilaseca Galeria participa desta edição da feira apresentando a produção mais recente em pintura da artista brasileira Julia Debasse. A galeria integra a seção ZⓈONAMACO SUR, com curadoria de Luíza Teixeira de Freitas. Este segmento da feira reúne práticas do Sul Global que surgem da intersecção entre arte, natureza e imaginação.

O stand ocupado pela Portas Vilaseca Galeria (ZMS9) é resultado de um projeto colaborativo com a C Galeria, em diálogo com a produção de seu artista representado Ruan D’Ornellas.

***

Na sua prática artística, Julia explora narrativas que combinam referências à “baixa” e à “alta cultura”. Por meio da pintura e do desenho, a artista busca eliminar os espaços supostamente existentes entre essas esferas.

Um dos destaques do stand da galeria é o painel As coisas que fazemos por amor (365 pinturas para Ulisses), que irá ocupar uma parede de 6 metros. Desenvolvido ao longo de todo o ano de 2021, este trabalho surge de uma colaboração entre a artista e o seu filho mais velho, Ulisses, que trazia todos os dias um tema para uma pintura. Personagens de desenhos e jogos convivem com objetos do cotidiano, compondo um mosaico de referências e interesses de um menino de 10 anos. Ao se colocar nessa posição de escuta e reprodução dos desejos do filho, Debasse reflete sobre as imposições da maternidade ao mesmo tempo em que inverte as relações de poder entre adultos e crianças.

Para visualizar este e outros trabalhos selecionados para a feira, baixe aqui o nosso catálogo especial em PDF.

***

GALERIA DE FOTOS
por Diego Beyró

Share

©Portas Vilaseca Galeria.