UNTITLED MIAMI 2021

 

A feira Untitled, Art – Miami Beach retorna este ano à sua versão presencial com a participação de mais de 140 galerias de todo o mundo, além de coletivos e organizações sem fins lucrativos. A Portas Vilaseca Galeria marca mais uma vez a sua presença, desta vez com uma seleção especial de obras dos artistas representados Mano Penalva, Pedro Victor Brandão, Rafael Baron e Zé Carlos Garcia.

Um dos destaques é a obra Luto Tropical, de Zé Carlos Garcia. Composto por um conjunto de peças que articulam fragmentos do mobiliário colonial português com penas e plumas, esse grande painel sinaliza um mergulho nas origens, na diversidade e nas ambiguidades de um continente tropical, além de promover um encontro dos tempos dos móveis que já não existem, das aves que já não voam, do fim iminente, e do luto.

Rafael Baron expõe suas pinturas em grande formato que dialogam com o retrato e as relações sociais de empoderamento.

Pedro Victor Brandão reúne fotografias de sua série Provas de Trabalho – impressões únicas feitas entre 1992 e 2012 e posteriormente escaneadas em alta resolução e tokenizadas na plataforma Ephimera. Do mesmo artista, são exibidas pinturas inéditas da série Totalidades, em que campos abstratos de cor ganham forma a partir de dados sobre regimes de acumulação, transferência e extração do capital.

E por fim, Mano Penalva apresenta novas composições de sua série Origem, que surgem da justaposição de iconografias, linguagens e campos de cor encontrados em sacos de ráfia que viajam o mundo transportando insumos secos. O artista também expõe trabalhos de sua série Desvios, concebidos a partir do agrupamento de bandeiras de países encontradas em diferentes lojas e feiras de artigos de segunda mão. No espaço, as bandeiras surgem dobradas e semi-veladas, e se organizam de forma sui generis, propondo novas leituras para um símbolo que ainda exerce uma forte influência no imaginário coletivo.

 

GALERIA DE FOTOS

Share

©Portas Vilaseca Galeria.