CORPO POÉTICO / POLÍTICO – COLETIVA


13.02.2020 – 14.03.2020

A exposição Corpo Poético/Político, com curadoria de Fernando Mota, propõe abraçar e embaralhar possíveis leituras sobre o papel simbólico e representativo do corpo humano na poética e na politica dos dias de hoje. Através da imagem direta e dos testemunhos deixados pelo corpo, é levantada uma série de questionamentos em torno dos significados inerentes e das implicâncias derivadas do que é dado como poético e/ou politico na atualidade.

Participam da mostra Ayrson Heráclito, Berna Reale, Bianca Turner, Jorge Soledar, Lenora de Barros, Lyz Parayzo, Maria Noujaim, Mano Penalva e Mauricio Ianês. Os nove artistas selecionados utilizam diversas mídias e suportes – em alguns casos possibilitam ao público visualizar não apenas o resultado final do trabalho, mas também o processo para alcançá-lo. Suas avaliações de politica e poética são únicas e a forma como destilam ambas dentro das obras também é singular: enquanto uns acreditam num resultado politico, outros apostam em um desfecho poético – mas a linha entre um e outro é tênue. Será que a politica/poética do espectador reflete a poética/politica do artista? A intenção alcança a interpretação?

Sabemos que o corpo tem potencial tanto politico quanto poético, sem ele esses conceitos por si só não seriam sustentáveis. Porém, existe uma divisão clara entre um ato politico e um ato poético? Quando fazemos politica, fazemos involuntariamente de forma poética? Nossas manifestações poéticas, têm raízes politicas? São inúmeras formas de questionar e interpretar os cruzamentos desses dois alicerces da natureza humana. A mostra pretende explorar nuances dessa antiga discussão, investigar essas entrelinhas e provocar o embate de diferentes opiniões.

—–

SERVIÇO

“Corpo Poético-Político”
Curadoria: Fernando Mota
Período da exposição:
de 13 de fevereiro a 14 de março de 2020
Artistas participantes: Ayrson Heráclito, Berna Reale, Bianca Turner, Jorge Soledar, Lenora de Barros, Lyz Parayzo, Mano Penalva, Maria Noujaim e Maurício Ianês.

Performances / Ações:

Bianca Turner
O agora ou os infinitos caminhos a Deus, 2017
13 de Fevereiro, às 20:30

Mauricio Ianês
Lama, 2020
Ação contínua na galeria, de 13 a 20 de Fevereiro e de 7 a 14 de Março

Maria Noujaim
Suspiros, 2020
14 de Março

Conversa de encerramento
com Fernando Mota, Maria Noujaim e Maurício Ianês
14 de Março

Texto crítico

Clique aqui para acessar o texto curatorial e o mapa da exposição em PDF.

—–

GALERIA DE FOTOS
por Rafael Salim

Share

©Portas Vilaseca Galeria.