AYRSON HERÁCLITO É UM DOS DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO “ESCRITO NO CORPO”, NA CARPINTARIA (RJ)

10/11/2020

Em cartaz na Carpintaria (Rua Jardim Botânico, 971), a exposição “Escrito no Corpo” propõe uma costura entre produções de jovens e consagrados artistas, em diálogo com o acervo do Teatro Experimental do Negro, fundado e dirigido por Abdias Nascimento. Keyna Eleison e Victor Gorgulho assinam a curadoria da mostra, que também reflete sobre a dimensão narrativa do corpo através de diferentes abordagens. As obras apresentadas no espaço partilham a ideia de uma escrita de si através do ato performativo, apresentado em suas múltiplas possibilidades de documentação.

Um dos destaques da exposição é uma obra do nosso artista representado Ayrson Heráclito – “História do Futuro – Corpo e Sal: o capítulo da hidromancia” (2015) – que faz parte de uma série de trabalhos realizados durante a sua passagem pelo Senegal. Em comum, as obras dessa série trazem diferentes elementos naturais – a água, o ar e a terra – e o desejo do artista de compartilhar um futuro com caminhos abertos, tempo para reflexão e esperança em mudanças.

Completam o time de artistas que participam da mostra: Ana Beatriz Almeida, Efrain Almeida, Armando Andrade Tudela, Castiel Vitorino Brasileiro, Rodrigo Cass, Panmela Castro, Melissa de Oliveira, Herbert De Paz, Diambe, Hélio Eichbauer, Moisés Patrício, Iagor Peres, Agrippina R. Manhattan, Abdias Nascimento, Rafael José, Carla Santana, Antonio Tarsis e Adriana Varejão.

Não deixe de visitar a Carpintaria e conferir “Escrito no Corpo”, que segue até 06.02.21. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de terça a sexta, das 10h30 às 20h; e sábados, das 12h às 20h.

Foto: Eduardo Ortega

©Portas Vilaseca Galeria.