ARTE+CARE #5 – JULIA DEBASSE APRESENTA SUA NOVA SÉRIE DE PINTURAS “ATENDENDO A PEDIDOS”

Dando continuidade ao ciclo #5 do programa ARTE+CARE, Julia Debasse apresenta a série “Atendendo a pedidos”, que reúne pinturas em pequeno formato elaboradas a partir da pergunta “O que você quer que eu pinte?” – proposta através do perfil da artista no Instagram. Os pedidos de diversas pessoas – desconhecidos, amigos e familiares – foram executados e depois agrupados de acordo com possibilidades narrativas que a artista enxergava nos grupos. Essa prática de concretizar as imagens sugeridas por desconhecidos carrega em si uma tentativa de se desvencilhar de uma parte do trabalho criativo, enquanto enfrenta o desafio de tornar a imagem dos outros sua; uma experiência similar à da fruição, em que o público tenta se apropriar da imagem criada pelo artista. 

Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quinta etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar a campanha #IPNresiste, que visa preservar a sustentabilidade do Instituto Pretos Novos (IPN), atualmente sem apoiadores governamentais ou institucionais. Localizado no bairro da Gamboa, região central do Rio de Janeiro, o IPN tem como missão estimular e promover a construção de memórias referentes às culturas africana e afro-brasileira, além de fomentar a reflexão sobre a escravidão e a igualdade racial no Brasil.

Na próxima semana, apresentamos uma série inédita de pinturas do artista Rafael Baron. Fiquem ligados nos nossos canais online!

Acesse aqui o PDF completo para visualizar a série completa de Julia Debasse e saber mais.

Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.

——

ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

©Portas Vilaseca Galeria.