ARTE+CARE #4 – DEBORAH ENGEL APRESENTA SÉRIE INÉDITA DE COLAGENS FOTOGRÁFICAS

Dando continuidade ao ciclo #4 do programa ARTE+CARE, apresentamos nesta semana novos trabalhos de Deborah Engel. Diante do atual contexto social-espacial-temporal, a artista toma emprestado do filósofo Santo Agostinho a expressão “Volu ut sis” para nomear sua nova série, “Quero que sejas“. A partir de colagens fotográficas de fragmentos de textos filosóficos, Engel desenha labirintos poéticos que versam sobre a nossa condição social, o isolamento, o retirar-se da sociedade com o intuito de repensar nosso papel, levando em conta a singularidade (no âmbito da vida privada) e a igualdade (no âmbito coletivo). Esse embate, pensado desde os gregos, abre espaço para uma reflexão mais profunda, sobre a condição humana e de que maneira lidamos com nosso pensamento, com o nosso corpo e o nosso entorno, seja este no meio social ou na natureza, e da importância de exercermos a razão de forma plural.

Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quarta etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar o projeto “Lanchonete <> Lanchonete”, um trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas que se desenvolve no território ancestral conhecido como Pequena África, na região central da cidade do Rio de Janeiro. O projeto funciona como uma cooperativa / escola de saberes / cozinha comunitária e política. Desde 2016, vem promovendo e fortalecendo processos de aprendizado coletivo, de troca e de escuta entre os seus interlocutores e articuladores: crianças, jovens, adultos, artistas, trabalhadores, professores, pesquisadores, vizinhos, amigos e demais parceiros, todos juntos nos propósitos de bem-estar social e vivência de potencialidades. O projeto atende atualmente uma rede de 56 crianças que vivem nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

Na próxima semana, a artista Claudia Hersz participa com novos trabalhos. Fiquem ligados nos nossos canais online!

Acesse aqui nosso PDF exclusivo para visualizar a série completa de Deborah Engel e leia mais sobre o programa ARTE+CARE.

Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.

——

ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

©Portas Vilaseca Galeria.